Floresta realiza fórum para debater degradação do Rio Pajeú e ações para sua revitalização

publicado: 11/03/2022 13h01,
última modificação: 11/03/2022 13h30

A Prefeita Rorró Maniçoba recebeu, nesta quinta-feira (10), na cidade de Floresta, prefeitos e representantes de diversos órgãos dos municípios que integram a bacia do Pajeú, para participação no Fórum Prefeitas e Prefeitos do Pajeú pelo Clima e pelas Águas.

O evento foi uma realização da Prefeitura Municipal de Floresta, por meio da Secretaria Municipal de Produção Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e Governo do Estado, com apoio da Amupe, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pajeú- CBHSF, Centro Brasil no Clima – CBC, IPA, APAC e Diocese de Floresta.

Estiveram presentes no evento o secretário estadual de Meio Ambiente, José Antônio Berttoti; o secretário municipal de Produção Rural, Betinho Numeriano; a vice-prefeita de Floresta, Bia Numeriano; o presidente da Amupe, José Patriota; representando o presidente estadual do IPA, Kaio Maniçoba, o diretor local, Cristóvão Filho; o Bispo da Diocese de Floresta, Dom Gabriel Marchesi; o gestor de apoio institucional da APAC, Robertinho Fontes; representando o CBHSF, Elias Silva; o Comitê da Bacia Hidrográfica do Pajeú, Moacir de Lima; além de representantes da sociedade civil.

O Fórum foi um espaço de discussão e promoção de aliança de prefeituras dos municípios pajeuzeiros, sociedade civil organizada, lideranças e autoridades diversas áreas relacionadas, com a finalidade de discutir cenários, problemas, desafios e potencialidades da região, de alinhar ações integradas para requalificação e recuperação do rio.

Durante o evento, foram apresentados painéis com as temáticas Política Estadual de Clima e Água, Avanços da APAC no contexto da Bacia do Rio Pajeú e Panorama da Bacia Hidrográfica do Rio Pajeú – desafios e riscos.

“Nós, enquanto municípios, agindo de forma isolada, estamos de mãos atadas. O Rio é de responsabilidade compartilhada, é de todos, da união, do estado e dos municípios, mas os principais riscos e danos são sentidos em nível local. Necessitamos nos unir, agir em conjunto para garantir um futuro digno, com condições ambientais seguras para as próximas gerações”, afirmou a prefeita.

Ao final do evento foi assinada a Carta das Prefeitas e Prefeitos do Pajeú pelo Clima e Pela Água, que firma a parceria entre municípios na proposição e implementação de ações e projetos de enfrentamento das questões climáticas e hídricas nos municípios pernambucanos.