Rosangela de Moura Maniçoba Novaes Ferraz

Prefeita

 

Rosangela de Moura Maniçoba Novaes Ferraz (Rorró Maniçoba) fez história sendo a primeira mulher a assumir o executivo do município de Floresta nas eleições de 2008.

Durante seu primeiro mandato, Rorró promoveu diversas melhorias na infraestrutura das zonas urbana e rural, viabilizando obras de grande porte e gerando maior eficiência nos serviços prestados à sociedade, em todos os setores da administração pública, sem nunca esquecer do assistencialismo ao povo, algo que sempre esteve presente na sua vida, mesmo antes de tornar-se uma pessoa pública. O trabalho incessante e a vontade de fazer mais pelos florestanos, que aprovaram seu primeiro mandato, alçou-a para o seu segundo pleito em 2012, fazendo assim o primeiro gestor reeleito em Floresta.

Em 2014, outro marco histórico de enorme importância. Kaio Maniçoba, seu filho, foi eleito primeiro deputado federal da região de Itaparica, localizada no Submédio São Francisco, no estado de Pernambuco. Rorró também teve a honra de receber três presidentes da república, prova da projeção nacional que esta cidade teve em seus mandatos, deixando um legado de verdadeira transformação e desenvolvimento, com obras em andamento e muito orgulho semeado nos corações do povo de nossa querida terra.

Filha do primeiro prefeito de Itacuruba, Manoel Maniçoba da Silva e de Rosa Lima da Silva, Rorró nasceu em 02.10.1958. Ao lado de 9 irmãos, com apenas sete anos de idade, chegou à cidade de Floresta, pois havia a determinação familiar no sentido de se buscar novos horizontes para os filhos, inicial e preferencialmente através da educação.

Presença marcante nos desfiles escolares, logo destacou-se por sua facilidade de comunicação, criatividade e espírito participativo. Foi anjo, rainha da escola, graciosa dançarina do conjunto musical “Os Brasinhas”, formado por jovens estudantes, tudo isso fruto da convivência feliz na Escola Deputado Afonso Ferraz, onde sempre estudou até concluir o curso de Magistério.

Graduada em História, buscou realização profissional como professora, área de educação na qual atuou por vários anos. Iniciou-se como regente de classe na Escola Maria de Menezes Guimarães, em Itacuruba e, depois, tornando-se eficiente secretária da Escola Julio de Mello, em Floresta. Tia Rorró, como era chamada carinhosamente pelos seus ex-alunos, continua muito querida e elogiada por todos, hoje amigos ou companheiros de ideais.

De alma empreendedora, atuou também em diversas frentes, gerando emprego e qualificação para muita gente necessitada. Naquele momento, começava a projetar-se por sua veia assistencialista, estreitando laços com a população carente, passando a ser conhecida como a “mãe do povo”, dando os primeiros passos a caminho de sua jornada política.

Casou-se em 03.01.1981 com Dário e acrescentou o Novaes Ferraz ao nome de solteira. Realizou-se como mulher, esposa companheira e mãe exemplar de três filhos: Kaio César, Ciro Augusto e Maria Carolina. Em 2017, o coração de mãe dá espaço para novos frutos ao ganhar seu primeiro neto, Frederico e, em seguida, João Guilherme, Álvaro e Maria Laura.

Durante os quatro anos em que não assumiu mandato 2017-2020, nunca deixou de olhar para Floresta e as necessidades do seu povo. Quando ouviu um chamamento do povo, com seu olhar humano e sempre muito solícito, decidiu candidatar-se novamente, com um objetivo muito claro em mente: reconstruir a cidade e a dignidade dos florestanos.

Em 2020, eleita prefeita pela terceira vez, num período de 12 anos, agora ao lado da vice-prefeita, Bia Numeriano, tornaram-se as primeiras mulheres no sertão pernambucano a assumir o poder executivo. Através de investimentos massivos em educação, lazer, turismo, infraestrutura e reformas estruturantes para fazer de Floresta um município tecnológico, com gestão eficiente, trabalhando intensamente, Rorró está determinada a fazer a diferença, mirando o futuro de nossa gente.