” Conversa de Preto” foi tema de encontro com representatividades coletivas do município de Floresta no Dia da Consciência Negra

publicado: 21/11/2023 16h38,
última modificação: 22/11/2023 17h14

Visando comemorar o Dia da Consciência Negra com manifestações culturais afro-brasileiras, a Prefeitura de Floresta, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, promoveu o encontro “Conversa de Preto” com representatividades coletivas do município. A atividade aconteceu no dia 20 de novembro de 2023, às sombras dos tamarindos, em frente ao Espaço Cultural João Boiadeiro, localizado no sítio histórico da cidade.

A ação teve por objetivo mobilizar a população quanto à necessidade do combate diário do racismo e suas opressões psicológicas e físicas às vítimas. Para isso, tiveram apresentações culturais da Confraria do Rosário, Instituto Cultural Raízes, Maracatu Afrobatuque, Grupo Cultural Samba de Jurema, Associação Quilombola Raízes Negros do Pajeú, Associação Quilombola Negros do Pajeú, Associação Quilombola Filhos do Pajeú e Ylê Iyá Osun.

Importantes vivências que relembraram as lutas dos movimentos negros pelo fim da opressão provocada pela escravidão. Além disso, houveram relevantes falas sobre as raízes negras que buscaram o resgate e enaltecimento da cultura afrodescendente, bem como a escuta consciente dos problemas causados pelo racismo.

Como forma de reafirmação do compromisso com a causa, a gestão municipal instituiu o Dia da Consciência Negra no município, através da Lei n°29/2010, e estimula a cada ano ações educativas em defesa da luta contra o preconceito em suas diversas esferas.