Proteção contra bronquiolite já está disponível nas Unidades Básicas de Saúde de Floresta

publicado: 26/02/2026 12h59,
última modificação: 27/02/2026 13h02

A Prefeitura de Floresta, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa à população que o município já está ofertando, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a proteção contra bronquiolite para bebês e crianças que se enquadram nos grupos contemplados.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a saúde infantil, especialmente neste período de maior circulação de vírus respiratórios. A proteção é realizada em dose única, com eficácia de até seis meses, contribuindo para reduzir casos graves e internações.

Quem pode receber a proteção?

Estão contemplados:

  • Recém-nascidos prematuros, nascidos com até 36 semanas e 6 dias de gestação;

  • Crianças menores de 2 anos (até 1 ano, 11 meses e 29 dias) com comorbidades, como: cardiopatia congênita, doença pulmonar grave ou crônica da prematuridade (DPCP), imunocomprometimento grave, síndrome de Down, fibrose cística, doenças neuromusculares graves e anomalias congênitas das vias aéreas;

  • Crianças prematuras com menos de 6 meses de idade.

Documentação necessária

Pais, mães e responsáveis devem apresentar:

  • Cartão do SUS ou CPF da criança;

  • Comprovante de residência em Floresta;

  • Caderneta de saúde da criança;

  • Laudo ou prescrição médica que comprove a condição de saúde (nos casos de comorbidades).

A Prefeitura de Floresta orienta que pais, mães e responsáveis levem seu filho(a) até a Unidade Básica de Saúde do seu bairro para avaliação e, se elegível, receber a proteção.