O Programa de Melhoria Habitacional para o Controle da Doença de Chagas, executado pela Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), é uma importante ação que visa promover saúde e prevenir doenças e agravos decorrentes de condições precárias de moradia. Embora tenha como foco principal o combate à doença de Chagas — transmitida principalmente pelo inseto popularmente conhecido como barbeiro, que costuma se alojar em casas de barro (taipa) — o programa também contribui para a prevenção de outras doenças e agravos associados a moradias inadequadas, como leishmaniose, acidentes por animais peçonhentos, doenças respiratórias, alergias e infecções diversas.
No município de Floresta, a Prefeitura firmou convênio com a FUNASA para substituir 17 casas de taipa por casas de alvenaria, garantindo mais segurança, salubridade e dignidade às famílias beneficiadas.
As famílias contempladas foram selecionadas a partir de um cadastro realizado entre 2021 e o final de 2022, abrangendo a zona rural do município, onde foi feito o levantamento das moradias de taipa existentes. Entre os critérios de escolha, foram priorizadas aquelas em maior situação de vulnerabilidade social e cujas residências apresentavam as piores condições estruturais, com risco elevado para a saúde de seus moradores.
As 17 famílias beneficiadas estão distribuídas nas localidades de Ponta da Serra, Fazenda Paulo e Enforcado.
Essa ação representa mais do que a troca de casas de barro por casas de alvenaria: é um investimento direto na prevenção de doenças, na promoção da saúde e na melhoria da qualidade de vida dessas famílias.