A Prefeitura de Floresta, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou neste mês a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia (CIPF),
O documento garante atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento no caso de serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.
A fibromialgia é uma doença crônica caracterizada pela dor no corpo todo e por causar outros sintomas como de fadiga, cansaço, alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. O diagnóstico é clínico, isto é, não necessita de exames para comprovar que ela está presente. A doença atende, em sua plenitude, os critérios de estigma, deformação, mutilação ou deficiência, que lhe confira especificidade e gravidade que mereça tratamento particularizado.
Como solicitar a carteirinha?
As carteiras para portadores de fibromialgia já estão disponíveis na Secretaria Municipal de Saúde, para solicitar a sua, é simples! Basta comparecer ao local com os documentos pessoais (original e cópia)
– RG
– CPF
-Cartão do Sus
-Laudo Médico
-Comprovante de Residência
-Foto 3×4
Ter a carteira de fibromialgia é extremamente importante por várias razões, especialmente quando se trata de conscientização e acesso a benefícios.