Floresta renova compromisso com a excelência da alfabetização das crianças nas escolas municipais

publicado: 23/04/2024 11h22,
última modificação: 24/04/2024 11h27

O compromisso da educação municipal em garantir a alfabetização eficaz das crianças foi reafirmado em 2024! A Prefeitura de Floresta, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, promoveu uma capacitação com abordagem abrangente para gestores, coordenadores e professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais, com a apresentação do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada e do Programa Criança Alfabetizada, que serão implementados ao longo deste ano nas instituições de ensino.

Durante esse processo, os participantes engajaram-se em estratégias que não apenas priorizam o aprendizado dos alunos, mas também incentivam o aprimoramento contínuo dos educadores. Temas pedagógicos de relevância foram discutidos e refletidos, visando a integração harmoniosa entre teoria e prática para promover uma educação de excelência em Floresta! Diversas temáticas foram vivenciadas, tais como:

– Construção do pensamento algébrico nos Anos Iniciais (Formação em Matemática – 1º e 2º ao 5º ano);

– Concepções e práticas no trabalho pedagógico em creches (Formação em Educação Infantil para crianças de 0 a 3 anos);

– Planejamento de ensino: progressão e heterogeneidade (Formação em Língua Portuguesa –  1º ao 5º ano).

O programa Criança Alfabetizada visa desenvolver as habilidades de leitura e escrita, fundamentais para a comunicação do indivíduo com o mundo. Para a criança, isso representa um marco em sua expressão individual e compreensão das variadas  informações que recebe.

Com essa iniciativa, a gestão municipal continua investindo na qualificação e valorização do trabalho pedagógico em sala de aula, com foco nos profissionais e especialmente nas crianças que necessitam de alfabetização eficiente.