Conheça os serviços do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial em Floresta

publicado: 02/07/2021 10h42,
última modificação: 20/07/2021 10h58

O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) é um serviço de saúde disponibilizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para tratar exclusivamente pacientes que sofrem de transtornos mentais, psicoses, neuroses graves, dependentes químicos, entre outras patologias psiquiátricas.

O CAPS não tem somente a função de fazer um acompanhamento médico e remediar através de drogas controladas a esses pacientes, mas também de estimular sua integração com a família e a comunidade, por meio de ações dos programas sociais e de tratamento com acompanhamento específico para cada tipo de paciente.

Para receber atendimento no CAPS, o paciente pode procurar a unidade por livre e espontânea vontade, ou ele pode ser encaminhado pela Estratégia Saúde da Família ou por alguma outra instituição. Ao chegar lá, o paciente é analisado pelo profissional de plantão para ser diagnosticado em relação ao quadro clínico que ele se encontra.

“Nosso compromisso é combater os antigos manicômios e oferecer um serviço de qualidade para os florestanos, com profissionais capacitados para disponibilizar um tratamento humanizado e digno”, disse a coordenadora de saúde mental Lucila Leal.

Os atendimentos no CAPS é ofertado semanalmente por uma equipe multiprofissional composta por:

– Psiquiatra, Dr. Atayde Júnior, (atende na quinta-feira, a partir das 8h).
– Psicóloga, Dra. Evelline Brito, (atende na terça e quinta-feira, das 8h às 16h. Na sexta-feira o atendimento é das 8h às 14h).
– Enfermeira, Mariana Ferraz, (atende de terça a quinta-feira, das 8h às 16h. Na sexta-feira o atendimento é das 8h às 14h).
– Técnica em Enfermagem, Maria Aparecida, (atende de segunda a quinta feira, das 8h às 16h).
– Assistente Social, Saúde Mira, (atende de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h).
– Coordenadora de Saúde Mental, Lucila Leal, ( atende de quarta a quinta-feira, das 8h às 16h. Na sexta-feira o atendimento é das 8h às 14h).

Serviços que o CAPS oferece à população:
– Atendimento Psicoterápico: sessões individuais ou em grupo, que são colocados em prática os conhecimentos e as técnicas da psicoterapia.

– Atividades Comunitárias: são atividades terapêuticas de lazer e de programas sociais em conjunto com a comunidade, para integrar esses pacientes novamente na sociedade.

– Orientação: tanto para os pacientes, quanto para as famílias, nos mais diferentes temas que englobam o tratamento.

– Visitas Domiciliares: atendimento a domicílio de um profissional do CAPS para o paciente e/ou família.

O CAPS 1 – Capitão Luiz Jardim de Sá está localizado na Rua Coronel Manoel Olímpio de Menezes, ao lado da Multlink.
Funciona de segunda a quinta-feira, das 08h às 16h, (na sexta-feira, das 8h às 14h).

#PrefeituradeFloresta #CidadeEmReconstrução