Prefeitura Municipal de Floresta participa de reunião para apresentação do projeto Priorizar a Escola: Voltei, uma ação do Ministério Público de Pernambuco para combater a evasão, infrequência e exclusão escolar

publicado: 27/05/2022 10h38,
última modificação: 17/06/2022 10h43

Nesta quinta-feira, 26/05, a Prefeitura Municipal de Floresta, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, participou de reunião com a Promotora de Justiça, Juana Viana, para a apresentação do projeto Priorizar a Escola: Voltei, uma ação do Ministério Público de Pernambuco para combater a evasão, infrequência e exclusão escolar.

A Secretária Fia Novaes expôs à promotoria as ações que o Governo Municipal vem desenvolvendo para combater a evasão escolar, com apoio do projeto Busca Ativa Escolar, iniciativa da UNDIME com a UNICEF, que tem como finalidade utilizar da tecnologia disponível, em parceria com as escolas, para identificar e buscar, dentro do município, os alunos que se encontram fora da escola ou em risco de evasão.

Também foi apresentado o programa Caravana Social, uma ação itinerante da gestão municipal que integra serviços de diversas secretarias, nas áreas de educação, saúde, assistência social e políticas da mulher. Na educação, o programa conta com uma rede de proteção que vai desde a identificação da criança ou adolescente fora da sala de aula ou em risco de abandono, até a tomada das providências necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos, como a (re)matrícula do aluno e a sua permanência na escola.

A Promotora também aproveitou a oportunidade para solicitar informações sobre o transporte escolar no município. A Secretária de Educação explicou que, desde o início do ano letivo, tem empreendido esforços e buscado, junto a suas equipes, garantir aos alunos florestanos o acesso ao ensino presencial.

Estiveram presentes na reunião com a promotora Juana Viana, a Secretária de Educação, Fia Novaes, o Secretário de Finanças, João Ernesto Neto, o Assessor Jurídico, William Carvalho, e a Professora Ana Gleide Leal.